As autoridades de Saúde do País reforçam a importância de fazer a correta higienização da máscara de tecido. Para garantir a segurança do usuário e preservar a eficácia do recurso, a máscara de pano deve ser trocada, no máximo, a cada três horas ou no momento em que ficar úmida. Recomenda-se que cada pessoa tenha cinco máscaras de tecido para que possa trocar durante o dia e para que dê tempo para fazer a higienização adequada.
A lavagem simples e tradicional não é suficiente para manter a proteção contra a covid-19. Além de lavar, é fundamental fazer a higienização da máscara de tecido de forma correta.
A Anvisa recomenda os seguintes passos no processo de higienização:
1) A máscara de pano deve ser lavada separadamente em água corrente e com sabão neutro.
2) Deixe de molho por meia hora em água sanitária ou produto equivalente. Nesse caso, o Klin White Max oferece mais segurança porque possui álcool 70° e hidróxido de sódio na formulação – dois ativos comprovados contra vírus e microorganismos em geral.
3) Enxágue em água corrente até retirar todo o resíduo de produto.
4) Deixe secar naturalmente, sem torcer. Essa medida evita que máscara sofra algum tipo de dano e tenha uma vida útil mais longa
5) Passe com ferro quente, manuseie somente pelas alças e guarde em recipiente fechado.
Antes de usar a máscara limpa, higienize as mãos. Na hora de colocar, toque somente nas alças da máscara para evitar contaminação.
A água sanitária costuma manchar ou desbotar as máscaras de tecido coloridas. Esse problema não ocorre com o Klin White Max, que mantém as cores inalteradas.